Política de Diversidade e Inclusão

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POLÍTICA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

1. Objetivo

A Política de Diversidade, Inclusão & Direitos Humanos da Qualicorp é um documento que traz diretrizes (gerais e específicas) relacionadas aos temas Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos e que se correlaciona com outras políticas e diretrizes corporativas. Tem como objetivo dar transparência aos posicionamentos e direcionamentos da organização, para todas as empresas do grupo, visando um ambiente livre de discriminação, que fomenta e valoriza o respeito e a igualdade de oportunidades.

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2. Campo de aplicação

Este documento aplica-se a todas as pessoas colaboradoras do Grupo Qualicorp, suas unidades de negócio e empresas/instituições coligadas e, também, clientes, instituições sociais e relações de parceria comercial, prestação de serviço e investimento.

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3. Definições

3.1 Direitos Humanos

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os Direitos Humanos são direitos inerentesatodosossereshumanos,independentementederaça,sexo,nacionalidade,etnia,idioma,religiãoou qualquer outra condição. Eles incluem o direito à vida e à liberdade, de opinião e expressão, ao trabalho, à educação, entre outros. Todos(as/es) têm garantidos esses direitos, semdiscriminação.

3.2 Integridade

Pode ser negativa ou positiva (por exemplo, ações afirmativas). Nesta Política, o termo será utilizadosemprecomosentidonegativo,ouseja,adiscriminaçãoqueacontecequandoháumaatitudeadversa perante uma determinada característica. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação social, nível educacional, dentre outrascaracterísticas.

3.3 Diversidade

Não diz respeito apenas a alguns segmentos da sociedade, os chamados "grupos minorizados", mas é uma característica de toda a humanidade. A diversidade envolve aspectos como gênero, idade, deficiência, raça/cor, orientação sexual, identidade de gênero, cultura, nacionalidade, naturalidade, classe social, formação educacional, condição física, desenvolvimento intelectual, religião, estilos de vida, experiência, histórias dos indivíduos, perspectivas, conhecimentos, atitudes, habilidades, entre tantos outros que tornam cada pessoa única. Mais do que apenas garantir a expressão das singularidades das pessoas, a valorização da diversidade envolve a busca permanente pela cooperação e por soluções que interessem a todos, em todos os lugares. No contexto empresarial, está relacionada à representatividade de diferentes grupos que formam a sociedade nos quadros de funcionários(as/es).

3.4 Grupos Minorizados

São grupos que, por razões históricas e sociais, enfrentam barreiras para ocupar espaços de decisão e poder, como as empresas, a política e a academia. Algumas dessas barreiras são a discriminação, o capacitismo, a exclusão e violência estruturais. Os grupos minorizados podem ser, muitas vezes, maiorias, quantitativamente. É o caso de mulheres e pessoas negras no Brasil, porexemplo.

3.5 Inclusão

É a valorização e inserção de populações que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas. Diversidade e inclusão têm por base a identidade da organização, sua missão e seus valores, bem como as leis da sociedade, a normativa de direitos humanos e seus princípios universais, norteando e estabelecendo limites para a conduta de todos (as/es).

3.6 Representatividade

Significa representar com efetividade ou qualidade um determinado segmento ou grupo da população. Pode estar relacionada à questão quantitativa - por exemplo, quantidade de pessoas de um determinado grupo no quadro de empregados (as/es) da empresa - ou à questão de legitimidade - uma pessoa representativa é como se fosse a voz e a imagem de um segmento, setor ou grupo social.

3.7 Raça

Refere-se ao âmbito biológico; conjunção de indivíduos cujos caracteres físicos biológicos são constantes e hereditários (ex.: raça negra, raça branca, raça amarela).

3.8 Etnia

Historicamente, a palavra etnia significa "gentio", proveniente do adjetivo grego ethnikos. O adjetivo se deriva do substantivo ethnos, que significa gente ou nação estrangeira. É um conceito polivalente e puramente social, que constrói a identidade de um indivíduo resumida em: parentesco, religião, língua, território compartilhado e nacionalidade, além da aparência física. Para alguns autores, a etnia pressupõe uma base biológica, podendo ser definida por uma raça, uma cultura ou ambas.

3.9 Identidade de gênero

Se relaciona com a forma como a pessoa se reconhece dentro dos padrões binários de gênero (homem e mulher), e não binários (gênero neutro, gênero fluído, etc.). É como o indivíduo se percebe, o entendimento que tem de si mesmo e como gostaria de ser reconhecido. Independentemente dos seus caracteres sexuais, uma pessoa pode ter a identidade de gênero de mulher, de homem ou outras identidades não binárias. A identidade de gênero não está condicionada à aprovação de terceiros, pois se trata de auto identificação.

3.10 Nome social

É aquele que pode ser utilizado por pessoas trans em seu dia a dia, para identificar-se de acordo com sua identidade de gênero, independentemente da alteração formal nos seus documentos civis. É a forma comoapessoaseidentificaedesejaserchamada,independentementedonomequelhefoiatribuídonoregistro de nascimento.

3.11 Orientação sexual

É a atração afetiva/sexual e involuntária que uma pessoa manifesta em relação à outra. Os conceitos de heterossexualidade, bissexualidade, pansexualidade, homossexualidade e assexualidade são os tipos de orientaçãosexual.

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4. Diretrizes e Critérios

4.1 Contextualização

Esta Política é regida por princípios internacionais dos Direitos Humanos, abrangidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, que garantem os direitos de todas as pessoas, independentemente de raça, cor, identidade de gênero, orientação sexual, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.

O respeito e a promoção aos Direitos Humanos são fundamentais para a sustentabilidade do Grupo Qualicorp e da nossa relação com nossos colaboradores, investidores e clientes.

Nos comprometemos, em nossa Companhia e em nossa cadeia de valor, com o tratamento digno e respeitoso a todas as pessoas. Aliado a esta Política está o Código de Ética da Qualicorp, que contém as principais diretrizes relacionadas à condução dos negócios e ao comportamento esperado de todos(as) aqueles(as) que se relacionam com a empresa, interna e externamente".

Acreditamos que Diversidade é considerar e respeitar as diversas características dos indivíduos. Já a Inclusão vai além de reconhecer, mas também valorizar e fomentar essas diferenças, sendo proposital no esforço pela representatividade, ao empregar e promover um corpo diverso de funcionários (as/es).

Entendemos que é responsabilidade de todos os públicos contidos nesta Política serem embaixadores dessa mudança de comportamento. Por isso, promovemos a Diversidade e a Inclusão em todas as suas formas.

Combatemos e não toleramos qualquer tipo de discriminação, seja por idade, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, raça, cor, deficiência, religião, estado civil, nacionalidade, ou qualquer outro marcador identitário.

Diversidade e Inclusão são valores, compromissos e alavancas de desempenho e inovação socioeconômica, e essenciais em um negócio que tem o(a/ê) cliente como foco.

4.2 Repúdio

O Grupo Qualicorp repudia qualquer ato que represente uma infração à Legislação vigente e aos Direitos Humanos. Considerando o respeito e a valorização da Diversidade como uma premissa fundamental para a boa convivência entre os públicos de interesse que são alvo desta Política, o Grupo Qualicorp repudia e combate à violência, a intolerância e a discriminação, sejam elas de qualquer natureza.

É terminantemente proibido o uso da violência verbal e/ou física, seja ela voltada a quaisquer dos públicos envolvidos nesta Política. Esses casos serão tratados pelo Canal de Denúncias e Comitê de Compliance do Grupo Qualicorp.

O (a) colaborador (a) que presenciar o descumprimento de alguma das regras dessa Política tem o dever de denunciar tal infração ao Canal de Denúncias. O descumprimento das regras e diretrizes impostas neste documento poderá ser considerado falta grave, passível de aplicação de sanções disciplinares baseadas no Código de Conduta e na Política de Gestão de Consequências.

4.3 Ações preventivas

Preventivamente, o Grupo Qualicorp realiza campanhas e ações educativas, como capacitação, treinamentos para desenvolvimento e formação da liderança, oficinas e workshops, com o objetivo de erradicar comportamentos não aceitáveis relacionados a questões de gênero, discriminação racial e outras temáticas relevantes, além da realização periódica de censo de auto declaração referente a essas temáticas.

4.4 Recomendações para áreas internas em prol da igualdade, inclusão e diversidade.

Acessibilidade: A Qualicorp garante às pessoas com deficiência o mesmo acesso à capacitação, desenvolvimento e oportunidades de carreira. Todas as unidades devem trabalhar para a constante adaptação de infraestrutura para acessibilidade, seja essa física ou sistêmica, de forma a integrar e manter os (as/es) colaboradores (as/es) em condições adequadas para o total exercício das suas atividades. A Qualicorp é responsável por identificar as necessidades do (a/ê) candidato (a/e) ou colaborador (a/e) e solicitar os recursos materiais e/ou as adaptações às áreas competentes, como, por exemplo, disponibilização de intérprete de libras e audiodescrição nas comunicações internas eexternas.

Remuneração e Benefícios: Deverá ser levado em consideração que não será tolerado nenhum tipo de preconceitooudiferenciaçãoporraça,orientaçãosexual,gênero,idade,origemsocioeconômicaoudequaisquer outras identificações.

Ciclo de performance (avaliação de performance, PDI, ações salariais decorrentes): Fortalecimento de ações afirmativas visando a equidade nas ações de carreira e de sucessão, com destaque ao conceito de equidade. Sugere-se ações que permitam alavancar e criar pools sucessórios com pessoas de grupos de diversidade, sugerimos ainda a presença de ao menos uma mulher na construção dos planejamentos sucessórios de alta liderança. Para isso, a Qualicorp pretende atingir a quota de 50% (cinquenta por cento) dos recortes de diversidade (PCD, negros, mulheres, indígenas, LGBTQIA+) no Conselho e alta liderança, até 2024.

Treinamentos: Inserção de conteúdos de Diversidade e diretrizes dessa política, sobretudo a de não discriminação, nas integrações de novos colaboradores; inserção de conteúdos sobre Diversidade e gestão de diferentes perfis profissionais nos programas de formação de lideranças; inclusão de conteúdos sobre o trato correto e respeitoso à pacientes/clientes de grupos de diversidade nas certificações.

Parentalidade: Garantia de licença maternidade de 180 (cento e oitenta) dias, licença paternidade de 20 (vinte) dias e licença adoção de 15 (quinze) a 60 (sessenta) dias, a depender da idade da criança. A Qualicorp garante, ainda, home office 100% (cem por cento) para as mães que retornarem de licença até que o bebê complete um ano.

4.5. Linguagem e Comunicação Inclusiva para Público Interno e Externo

É responsabilidade de todos(as/es) os(as/ês) envolvidos(as/es) com as ações de comunicação (interna e externa) zelar pela produção, validação e divulgação de conteúdos livres de discriminação, sem estereótipos e que cumpram os princípios abaixo:

  1. Acessibilidade:éprecisoqueacomunicaçãosejaacessívelapessoascomdeficiência,eassertiva e clara para todos os níveis hierárquicos da Companhia, além de pessoas com baixo grau de escolaridade socioeconômico;
  2. Representatividade: é preciso que o layout e as fotos escolhidas representem a pluralidade da sociedade e que não reproduzam estereótipos na representação de pessoas negras, mulheres e outros públicosminorizados;
  3. Linguagem clara e sem barreiras: é preciso que a comunicação seja assertiva e compreensível para todos os níveis hierárquicos, e para pessoas com baixo grau deescolaridade.
  4. Comunicação inclusiva - antirracista, Inclusiva (gênero) e não violenta: comunicação inclusiva envolve considerar formatos e recursos para que todos possam ter acesso à informação, considerando uma diversidade e pluralidade de características sociais, educacionais, físicas e intelectuais. A acessibilidade deve ser considerada na etapa de comunicação - pautada no respeito, não violência, olhar inclusivo eempatia.

Para saber mais sobre como realizar uma comunicação mais diversa e inclusiva, procure o time de Diversidade e Inclusão, através do e-mail diversidade@qualicorp.com.br.

4.6. Recrutamento, Seleção e Retenção

4.6.1. Não reprodução de preconceitos
A não reprodução de preconceitos, estereótipos e atitudes discriminatórias, sobretudo relacionados a grupos minorizados, dando preferência sempre para perguntas específicas que digam respeito somente à função, sem contemplar perguntas de ordem pessoal; destaca-se, por exemplo, a atenção para não reproduzir ideias normativas (referentes somente à orientação sexual).

4.6.2. Entrevistas qualificadas

Entrevistas deverão ser acompanhadas pela área de Atratividade e Seleção e com o uso de um roteiro estruturado que avalie as habilidades e competências identificadas como essenciais à posição em questão, sem contemplar perguntas de âmbito pessoal, objetivando não reproduzir ideias normativas, como, por exemplo, referente à orientação sexual e parentalidade.

4.6.3. Recrutadores em recortes de diversidade:

Atender a meta de 50% (cinquenta por cento) de representatividade de recortes de diversidade com os profissionais recrutadores, objetivando a promoção de uma seleção plural e menos influenciada por vieses inconscientes, para posições de liderança.

4.6.4. Filtros de diversidade e busca ativa

Em cada novo processo seletivo, o gestor deve verificar, junto ao RH, como a diversidade está representada no seu time, garantindo a priorização de perfis diversos à equipe. Utilização de busca ativa e filtros de diversidade nas plataformas de recrutamento de maneira intencional para a entrega de currículos com perfis diversos.

4.6.5. Nome social:

Utilização do nome social do candidato, no caso de pessoas trans (havendo ou não a alteração formal em seu documento civil). Além da promoção da utilização do nome social, a Qualicorp também patrocina o trâmite para a retificação do nome em documentos civis, desde que o (a/ê) funcionário (a/e) esteja na Companhia há, ao menos, 06 (seis) meses.

4.7. Papel da Liderança

A liderança é uma das instâncias essenciais para a construção de uma cultura organizacional inclusiva e um ambiente de segurança psicológica para todos(as/es), portanto, é primordial que seja conhecedora e multiplicadora desta Política.
O Grupo Qualicorp trabalha na formação de seus(uas/ues) líderes, de forma a não reproduzirem estereótipos e condutas discriminatórias. Dessa forma, é esperado como valor e prática de nossa liderança:

  1. Posicionar-se ao presenciar condutas excludentes e/ou atitudes discriminatórias e orientar a utilização dos canais competentes;
  2. Desenvolver escuta ativa e valorizar opiniões diversas, independentemente das relações hierárquicas;
  3. Conhecer seus próprios vieses e trabalhar para minimizá-los em suas decisões diárias;
  4. Criar um ambiente de segurança psicológica para sua equipe;
  5. Comunicar-se de forma assertiva e inclusiva;
  6. Contratar e desenvolver times diversos;
  7. Acompanhar indicadores relacionados à Diversidade e Inclusão;
  8. Cumprir as metas relacionadas à Diversidade e Inclusão;
  9. Acionar o Canal de Ouvidoria em situações que envolvam a quebra desta Política ou do Código de Conduta da Cia.

4.8. Regras de respeito e convivência

É objetivo da Qualicorp construir um ambiente baseado no respeito às diferenças e individualidades e, ao mesmo tempo, um convívio produtivo, visando ao bem-estar de todos(as/es) aqueles(as/ies) que se relacionam conosco.
Assumir uma postura aberta e de aceitação diante do que é diferente é o primeiro passo. Algumas recomendações importantes:

  1. É importante não estereotipar, ou seja, não assumir verdades apenas com base no seu ponto de vista;
  2. Não presumir a orientação sexual ou identidade de gênero das pessoas com base na sua observação. Todos(as/es) devem ser tratados(as/es) com igual respeito;
  3. Não fazer piadas com características (físicas ou de outra natureza) das pessoas;
  4. Posicionar-se sempre que estiver diante de uma situação discriminatória;
  5. Ser inclusivo(a/e) em sua comunicação, especificamente sobre a questão da identidade de gênero de nossos(as/es) empregados(as/es) e de todos os demais públicos com os quais nos relacionamos. A identidade de gênero deve ser respeitada e considerada em documentos e tratativas (formais e informais);

Na prática, o respeito à identidade de gênero engloba algumas das ações abaixo:

  1. Utilização do nome social e pronomes em documentos, sistemas internos e tratativasverbais;
  2. Recomendaçãoparaquesejautilizadoonomesocialemtodososdocumentosdebenefícios(ex.: carteira de plano de saúde e planoodontológico);
  3. Utilização do pronome correto (ele/ela/ile), de acordo com a identidade de gênero. Exemplo de pronome e palavra no neutro: Calil é advogade. Ile faz parte do Squad Diversidade eInclusão;
  4. Comunicação clara sobre permissão para utilização de banheiros de acordo com o gênero que a pessoa se identifica, acompanhada de ações de sensibilização para os(as/ês) empregados(as/es) e outros públicosenvolvidos;
  5. Expressão e vestimenta: Destacamos o respeito por todas as manifestações individuais em todas as situações. Repudiamos e combatemos qualquer situação que discrimine o direito da pessoa diante de quaisquer das próprias escolhas de expressão. Isso inclui escolhas sobre apresentação do cabelo, tatuagens, piercings, escolhas de uniforme diante de expressão de gênero e religião, entreoutros.

4.9. Índices de Diversidade e Inclusão

O Grupo Qualicorp acompanha mensalmente, por métrica a ser definida pelo RH, os seguintes indicadores:

  1. Porcentagem de mulheres em cargos de liderança (coordenação e acima);
  2. Porcentagem de pessoas com deficiência no quadro funcional;
  3. Diversidade etária;
  4. Equidade racial;
  5. Jovens aprendizes/Trainee;
  6. LGBTQIA+.

4.10. Projetos apoiados e sua relação com a Diversidade e Inclusão

O Grupo Qualicorp possui uma agenda de Diversidade e Inclusão que contempla datas comemorativas e tem como objetivo sensibilizar empregados e outros participantes, mobilizando convidados externos de outras empresas, organizações da sociedade civil, consultorias e instituições de ensino.

É recomendável que os programas e projetos do Grupo Qualicorp ou de qualquer outra instituição social apoiada pelas empresas do Grupo, assim como iniciativas de voluntariado, considerem critérios de Diversidade e Inclusão para definição do público beneficiado, buscando o fortalecimento de grupos em vulnerabilidade.

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5. Responsabilidades

5.1 Frentes de trabalho e objetivos

A Qualicorp se compromete a trabalhar na conscientização sobre diversidade e inclusão e fortalecer a cultura e as práticas de gestão que a tornem uma empresa aberta,inclusiva,segura,respeitosaeacessível,considerandocomo prioridade os grupos: (i) Pessoas com deficiência (PCD); (ii) Equidade de gênero; (iii) Diversidade étnica-racial; (iv) Comunidade LGBTQIA+; (v) Diversidade geracional; e (vi) Diversidadereligiosa.

5.2. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

5.2.1 DIVERSIDADE E INCLUSÃO - PESSOAS E CULTURA:

Responsável pela definição e acompanhamento da estratégia, governança, metas e indicadores e pela realização de açõesinstitucionais.

5.2.2. SQUAD - DIVERSIDADE E INCLUSÃO:

A Squad é um grupo composto por funcionários da Qualicorp e possui, como principal objetivo, fomentar discussões sobre as frentes de trabalho propostas, somadas a ações afirmativas e educativas para o público interno e externo. Propomos, a princípio, desenvolver o entendimento sobre assuntos voltados a Pessoas com deficiência, Diversidade étnica-racial e Comunidade LGBTQIA+, para aplicar medidas que tornem a empresa apta a incluir pessoas pertencentes a estes grupos minorizados em todos os níveis do seu quadro decolaboradores.

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Nota: Esta Política tem validade de 2 anos a partir da data de sua publicação. Caso ocorra alguma alteração durante este período, compete ao Dono da Política analisar e realizar a atualização do documento.


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